O que é o Registro Geral Digital e como obter o seu?

0

Você sabe o que é o Registro Geral Digital? Em resumo, é uma versão eletrônica do famoso Registro Geral ou RG. Mas, caso você queria saber mais sobre esse documento, siga com a leitura!

Após a criação da certidão de nascimento, o outro documento bem importante na vida do brasileiro é a carteira de identidade, também conhecido como Registro Geral, que existe a versão física e digital. 

Dentro da documentação do RG traz uma sequência de números que permite que você exerça algumas ações como cidadão. Por exemplo, emitir um passaporte, título de eleitor e entre outros documentos. 

Com o RG digital, você pode andar com menos papel possível, além de diminuir o tempo quando for escanear o documento para inscrição de concurso ou edital. Por isso, neste texto vamos mostrar o que é o Registro Digital e outro detalhes, confira!

O que é o Registro Geral Digital?

Conteúdo

O que é o Registro Geral Digital? É simplesmente um novo modelo de carteira de identidade desenvolvida em fevereiro de 2022 e vai agrupar com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para se tornar um único documento oficial do cidadão brasileiro. 

O que é o Registro Geral Digital?
Para que serve o registro. Fonte/Reprodução: wikipedia.

Sem contar que ele apresenta MRZ, código usado para permitir viagem em países do Mercado Comum do Sul (Mercosul).  O RG digital pode ser baixado por meio do aplicativo gov.br e com isso, ele é reconhecido legalmente pelos órgãos públicos, onde você exibe  quando alguma autoridade requisitar seu documento de identificação. 

Quem pode ter?

Já explicamos o que é o registro geral digital, agora, vamos explicar como obter o seu. Primeiramente, você precisa ter um cadastro no site do Governo.

 Além disso, você precisa ir à sede da Secretaria de Segurança Pública dos estados e Distrito Federal para solicitar o novo modelo e se adequar até o dia 3 de março de 2023. Ou seja, o novo modelo apresenta em formato digital e físico. 

Quem pode ter são todos que tenham certidão de nascimento ou estão andando com uma carteira de identidade vencida há mais de 10 anos. 

Como funciona o Registro Geral Digital e qual sua importância?

Após explicar o que é Registro Geral Digital, vamos falar de sua importância. É uma forma de digitalizar o documento. Uma de suas vantagens é usar o seu documento utilizando celular, caso tenha esquecido ou perdido a versão impressa. Além disso, ele é válido para todo o território federal, segundo a lei 7116/1986 e o Decreto Federal 9278/2018. 

É gratuito o RG Digital?

A emissão do Registro Geral Digital é totalmente gratuita, assim como a emissão da Carteira de Habilitação digital, visto que elas são armazenadas em um mesmo aplicativo. 

Como fazer o RG Digital?

Primeiro, você precisa procurar o órgão de seu estado responsável pela emissão de sua carteira de identidade. Geralmente, é a Secretaria de Segurança Pública. Em alguns estados, existem órgãos que concentram toda a emissão de documentos pessoais em um só lugar. 

Após fornecer seus dados pessoais, você vai esperar a emissão de sua carteira imprensa. Depois, acessar o aplicativo Gov.br e cria uma senha antes de emitir o documento. Logo, você terá seu Registro Geral Digital em suas mãos. 

O RG Digital substitui o antigo?

Agora que sabemos o que é o Registro Geral Digital, entenda que  é simplesmente uma atualização do seu RG antigo, cujo modelo de carteira de identidade atualizou em 2022 e agora apresenta dois modelos. 

O primeiro é o físico, onde concentrará todas as principais informações do cidadão registrado, como o número do RG, CPF, Cartório que foi identificado, data de nascimento, nome dos pais e entre outras informações necessárias.

Já o segundo modelo é o digital, que simula uma segunda via ou cópia do documento oficial e serve para apresentar toda a documentação via celular, sem precisar abrir a bolsa ou ganhar tempo para apresentar os seus dados em um evento de suma importância. 

Com este texto, você já sabe o que é o Registro Geral Digital e como obter o seu, comente aqui se você apresenta mais alguma dúvida sobre a emissão dos documentos. Compartilhe com seus amigos e familiares sobre essa novidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.