Quais são os pré-requisitos para solicitar o empréstimo pessoal?
Existem muitas dúvidas quando se trata de empréstimos e, mais especificamente, quando o assunto é empréstimo pessoal. Se você deseja fazer uso desse recurso para alguma eventual emergência, mas não sabe quais são os pré-requisitos necessários, confira tudo o que você precisa a seguir!
O que é a análise de crédito no empréstimo pessoal?
Conteúdo
O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito em que você pode adquirir os recursos necessários para o cumprimento de algum objetivo pessoal. E como se trata de empréstimo em dinheiro, é normal que haja uma análise anterior.
Essa análise de crédito consiste na verificação de todo seu histórico e perfil como consumidor no mercado, sendo necessária para que o valor disponível seja equivalente às suas necessidades e também às possibilidades de quitação da dívida.
Isso é feito depois da escolha da instituição financeira que você deseja e da apresentação dos documentos necessários.
Quais os critérios para solicitar o empréstimo pessoal?
Para solicitar o empréstimo pessoal é simples e prático, confira a seguir o que você precisa:
- Ser maior de idade (ter 18 anos de idade ou mais);
- Comprovante de residência (conta de água, luz ou internet, por exemplo);
- Comprovante de renda (carteira de trabalho, se for CLT, ou declaração de imposto de renda);
- Documento com foto (RG, CPF ou CNH).
Cumprindo esse simples requisito e apresentando os documentos necessários, você já tem tudo que precisa para solicitar seu empréstimo pessoal!
Como funciona a análise de crédito do empréstimo pessoal?
Como a análise de crédito é uma investigação feita pela instituição financeira, ela não acontece apenas na hora de pedir um empréstimo pessoal, ela é utilizada também para financiamentos, abertura de contas e até mesmo aumento de limite.
A análise é de extrema importância, pois é por meio dela que será feita definição do valor liberado, das taxas de juros, condições do empréstimo pessoal e, além disso, ela ajuda a melhorar o controle financeiro do próprio consumidor. Conheça alguns tópicos levados em consideração:
Dados cadastrais
Aqui é verificado todos os seus dados básicos como: escolaridade, estado civil, profissão, moradia, entre outros.
Restrições em seu nome
Aqui será avaliado se você não possui nenhuma pendência na instituição solicitada — ou até mesmo em outras. É feita uma pesquisa para consultar o SPC e Serasa.
Renda
As parcelas precisam caber no seu bolso e não comprometer mais que 30% de sua renda, por isso, uma pesquisa é feita acerca de seus ganhos.
Perfil
A instituição tem acesso ao seu histórico de consumo, seu score e relação com crédito no mercado. Além disso, é verificado se a sua situação financeira está em dia.
Tudo isso é feito em prol de um resultado satisfatório, para que o consumidor não “dê um passo maior do que as pernas”. Além do mais, o resultado dessa avaliação também ajuda para que as taxas sejam mais justas, de acordo com o comportamento do consumidor no mercado.
Existe opção de empréstimo pessoal para negativado?
Essa opção existe sim e é muito utilizada no mercado! Pessoas que acabaram caindo na inadimplência e tendo seu nome negativado, buscam essa alternativa para a quitação de suas dívidas e pagamento do empréstimo de forma gradual.
No entanto, é importante ressaltar que, já que as taxas variam de acordo com o histórico do consumidor no mercado e com o risco que a instituição financeira corre de não receber o pagamento, os valores para negativados tendem a serem maiores.
Por isso, antes de mais nada, faça uma boa pesquisa financeira antes de optar pelo seu empréstimo pessoal. Essa é uma ferramenta extremamente útil e com pré-requisitos acessíveis, mas que exige uma boa pesquisa da sua parte.
[…] Nubank tem ajudado muitas pessoas no controle financeiro e a cada dia tem lançados novos meios para que os clientes consigam ter acesso a serviços […]
[…] adotar métodos para aumentar o capital de giro, seja cortando gastos desnecessários ou evitando solicitar empréstimos para pagar por qualquer […]