Cada vez mais se fala de retenção de talentos. Mas afinal, você sabe o que é isso? Esse é um termo que vem sendo muito utilizado no mundo empresarial e mais do que isso, se tornando um processo implementado em diversas empresas do país.

Entenda o que é a retenção de talentos, quais seus benefícios e muito mais, e como você pode aplicá-la na sua empresa, confira abaixo!

O que é a retenção de talentos?

Conteúdo

O conceito de retenção de talentos é baseado em diversas políticas da empresa e práticas adotadas principalmente pelo setor de RH, para que os colaboradores com bom rendimento continuem na empresa por mais tempo.

Qual a importância?

A prática da retenção de talentos é extremamente importante para as empresas, pois ajudam no desenvolvimento do negócio. Assim, é possível manter o clima de trabalho mais agradável, a equipe mais unida, colaboradores engajados e produtivos.

Qual a importância?
Qual a importância. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, gera uma grande economia para a empresa, que não vai precisar investir na contratação e treinamento de um novo colaborador.

Quais os benefícios da retenção de talentos?

Entre diversos benefício, a retenção de talentos proporciona muita vantagens para a empresa, como, por exemplo:

Redução de custos

A alta rotatividade de funcionários faz com que a empresa tenha um gasto muito maior do que quando retém os talentos. Por isso, ao investir na retenção de talentos, conseguimos diminuir o gasto de rescisão, custos de uma nova contratação e principalmente tempo de treinamento do novo colaborador.

Aumento do engajamento

Ao investir na retenção, conseguimos manter o colaborador mais seguro e engajado no trabalho, fazendo com que a produtividade também aumente. Além disso, a equipe alinhada e trabalhando em conjunto, faz com que o trabalho flua com mais facilidade e gere bons resultados para a empresa.

Melhora do employer branding

A retenção de talentos também faz com que sua empresa seja vista como uma boa empregadora. Dessa forma, sua empresa é vista de uma forma melhor no mercado.

Qual a melhor forma de promover a retenção de talentos?

Para aproveitar esses benefícios, existem várias maneiras de empregar a retenção de talentos na sua empresa. Confira abaixo, algumas maneiras de inserir a retenção de talentos na sua corporação:

Essas são apenas algumas maneiras de começar a colocar em prática a retenção na empresa. Porém, existem diversas outras maneiras que você pode adaptar e implementar com a sua equipe.

Como funciona a retenção de talentos?

A retenção de talentos funciona como uma prática da empresa, que deve ser iniciada desde o momento da contratação. Dessa forma, o colaborador se mantém sempre engajado e em sintonia com os valores da empresa. 

Como funciona a retenção de talentos?
Como funciona. Fonte/Reprodução: original.

Para os colaboradores antigos, caso sua empresa ainda não tenha a retenção, vale iniciar com feedbacks, formações, incentivos e até mesmo premiações e bonificações de acordo com o desempenho.

Assim, pouco a pouco você vai conseguir que todos os colaboradores do seu quadro estejam engajados e auxiliando no crescimento do negócio.

Por conta de sua importância e principalmente resultados, a retenção vem se tornando cada vez mais popular nas empresas brasileiras, tornando a vida do colaborador e do empresário mais saudável e prazerosa.

Espero que tenha gostado do post e esclarecido as suas dúvidas sobre retenção.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *