O Road Show, se trata de uma série de apresentações feitas “na estrada” durante um percurso específico dado pela empresa. Servindo para promover algum produto ou marca dentro de um mercado com um nicho de público direcionado.
Sendo assim, pode ser desde um food truck, que vende comida mexicana; até uma empresa fabricante de armas. O que vale é o produto em questão ser exaltado e serem feitas transações comerciais, entre os representantes da empresa e seus clientes.
O que é o Road Show?
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O Road Show se trata de uma série de apresentações comerciais, feitas por uma empresa a possíveis investidores antes de realizar uma oferta pública inicial pelo seu produto; e serve também para apresentar o produto ou proposta ao nicho de trabalho em questão e promovê-lo dentre os outros relacionados à área.
Se trata de um formato específico de evento e vem sendo cada vez mais popular entre as empresas de diversos nichos de mercado diferentes; o Road Show se caracteriza na maioria das vezes ser feito na estrada. (afinal road traduzido para o português fica “estrada”)
Ele acontece em diversos lugares e regiões de maneira sequencial. É como imaginar uma turnê de uma banda, que não tem lugares já combinados para tocar e sai por aí; procurando gente rica querendo gastar algum dinheiro com coisas que eles possam vender!
Para que serve o Road Show?
O Road Show trata-se de um evento cujas características atendem perfeitamente algumas situações que o mundo dos negócios perpetua desde que existe, então as empresas precisam saber como aproveitar isso da melhor forma possível.
No caso das organizações financeiras, por exemplo: o Road Show é uma fórmula muito utilizada na apresentação de ativos e negócios para seus possíveis investidores; assim, facilita a abordagem da proposta e saber se o cliente realmente tem algum interesse em seu produto.
Eles não têm um formato “padrão” de evento, e isso contribui para cada Road Show subsequente ter uma janela enorme para maximização de seus resultados, por parte da empresa que tomou sua iniciativa.
Por que as empresas estão aderindo ao Road Show?
Nos dias atuais, as empresas precisam estar sempre munidas de muita informação e manter sempre seus conhecimentos de mercado atualizados!
Desde que surgiu o Road Show também surgiram seus primeiros praticantes. Estes podem ser pessoas até não dotadas de muito talento natural ou domínio sobre um determinado assunto. Mas com essa abordagem conseguiram alavancar sua marca e estreitar o relacionamento com seus clientes.
Quais as vantagens do Road Show?
A seguir, apresentaremos uma lista de benefícios a se aproveitar se quiser fazer um Road Show com os melhores representantes da sua empresa:
- Apresentação do produto de maneira dinâmica e tátil a seus compradores (quando forem produtos físicos);
- Proximidade da empresa com o seu público alvo;
- Trajetos escolhidos podem ter inúmeras apresentações conforme a empresa achar necessário;
- Pode ser desde uma apresentação curta de uma proposta financeira, até uma simples degustação de vinhos com donos de vinícolas, predispostos a consumir e vender o seu produto;
- Excelente oportunidade de fortalecimento da empresa, por iniciativas relevantes dentro do segmento de atuação.
Estas foram algumas das vantagens de usar o Road Show para apresentar o seu produto ao mercado e/ou nicho específico em que você trabalha atualmente.
O que apresentar em um Road Show?
Pode ser até um caminhão que passará em várias redes de fast food, oferecendo ser o seu fornecedor de batatas fritas. Não importa se o seu produto é algo caro ou barato, algo com uma parte financeira elaborada ou não; o que importa em um Road Show é cativar o seu público alvo e conseguir transações bem sucedidas para a sua empresa!
Com tudo que você aprendeu agora neste artigo, será que vale a pena ou não, usar o método Road Show para vender o seu produto e(ou) proposta? As empresas do ramo de finanças estão cada vez mais aderindo essa metodologia de trabalho dentro de seu nicho comercial.