Saque do FGTS: quais as modalidades disponíveis?
Uma das vantagens dos trabalhadores registrados no regime CLT é a possibilidade do saque do FGTS. Existem diversas modalidades do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço que o trabalhador pode aproveitar para usufruir de benefícios, e é justamente por isso que preparamos esse post especial com um pequeno guia sobre o saque do FGTS. Acompanhe a leitura!
Quais são as modalidades de saque do FGTS?
Conteúdo
Hoje, temos à disposição mais de 10 modalidades de saque do FGTS disponíveis para o trabalhador. Confira algumas a seguir:
Saque Extraordinário 2022
No saque extraordinário, é possível tirar até R $1.000 por trabalhador. Nessa modalidade, o valor é retirado das contas vinculadas a contratos extintos e das que tiverem o menor saldo.
Saque-Rescisão
Considerado a modalidade de saque do FGTS mais conhecida, o saque-rescisão é aquele quando o trabalhador é dispensado sem justa causa. Aqui, além do recebimento do valor de 40% daquilo que será depositado na conta vinculada, o trabalhador pode sacar todo o saldo do FGTS.
Saque aniversário
No mês do aniversário do beneficiário, o trabalhador poderá tirar um valor determinado todos os anos. Mas é importante ter em mente que, caso você opte por esse saque, não terá direito ao saque-rescisão caso seja demitido.
Esses são os tipos de saque do FGTS mais conhecidos, porém ainda existem outros, como: idade igual ou superior a 70 anos, aposentadoria, doenças graves, o saque imediato, saque emergencial, necessidade decorrente de desastre natural, saque para uso habitacional, período fora do regime de FGTS e saque por dependentes em razão de falecimento do titular.
Como faço para sacar o FGTS em cada modalidade?
Todas as transações e consultas sobre seu saque do FGTS podem ser realizadas diretamente pelo aplicativo “FGTS”. Através dele, você consegue consultar os valores depositados por cada empresa, o valor total disponível e quais as opções de saque você tem.
Caso você tenha direito ao saque extraordinário, por exemplo, ele aparecerá para você na tela inicial do aplicativo e basta você selecionar a opção e realizar a transferência para sua conta Caixa Tem.
Qual o valor mínimo que posso sacar do FGTS?
Não existe um valor mínimo para ser solicitado no saque do FGTS. Normalmente, se o trabalhador tiver um valor inferior a R $1.000, todo o dinheiro estará disponível. Caso tenha mais que isso, os valores variam de acordo com cada tipo de saque.
Qual o prazo para sacar o FGTS?
Se optar por um saque-rescisão, você tem entre 5 e 30 dias para fazer o saque do dinheiro. Já o saque extraordinário está disponível para ser solicitado até 15 de dezembro de 2022.
No caso do saque de aniversário, este segue anualmente o calendário divulgado pelo governo. É necessário se atentar às datas para poder receber seu dinheiro, caso opte por essa modalidade de saque do FGTS.
Posso sacar o FGTS para quitar dívidas?
O dinheiro do saque do FGTS pode ser utilizado para a finalidade que você desejar. Por ser um dinheiro que muitas vezes vem de forma extra — quando não esperamos —, o mais recomendado é que ele seja utilizado para quitar dívidas ou ser investido para aumentar seu rendimento.
Como existem diversas modalidades de saque do FGTS, é necessário entender cada uma delas para escolher aquela que mais faz sentido para a sua realidade.
Esse é um dinheiro muito bem vindo para a maioria dos trabalhadores e, muitas vezes, ajuda a sair do sufoco, quitar dívidas ou até mesmo realizar algum desejo que estava aguardando uma oportunidade. O importante é utilizar o dinheiro do saque do FGTS com responsabilidade e planejamento!
[…] No geral, ato declaratório é toda manifestação de vontade de uma pessoa, por meio da qual é possível atribuir a essa pessoa determinado direito, obrigação ou responsabilidade. Um exemplo de ato declaratório é um testamento,, com o objetivo de determinar os bens e direitos que uma pessoa deseja que sejam transferidos para outras, ao seu falecimento. […]