Taxa de juros: entenda como isso influência seu negócio!

0

A taxa de juros é um dos elementos mais importantes para quem quer começar um negócio e administrá-lo com eficiência, já que pode definir quanto será o seu lucro ou perdas durante certo período. 

Mas ainda que seja algo tão importante, muitas pessoas não compreendem como funciona a taxa de juros e como a sua influência pode ser um fator decisivo em seu negócio. Continue lendo este post e venha descobrir tudo que você precisa sobre a taxa de juros!

O que é uma taxa de juros?

Conteúdo

Uma taxa de juros nada mais é do que o quanto o seu dinheiro irá valer durante uma certa quantidade de tempo. Esse dinheiro pode ser um valor que foi pego emprestado por você a terceiros, ou um valor que você mesmo emprestou. Basicamente, o juros está relacionado ao valor e ao tempo. 

O que é uma taxa de juros?
O que é uma taxa de juros. Fonte/Reprodução: original.

Existem algumas taxas de juros, mas as mais conhecidas são as seguintes:

  • Juros simples: nesse tipo de juros, a taxa não sofre alteração com o passar do tempo, com a aplicação realizada apenas no valor inicial;
  • Juros compostos: diferente do juros simples, os juros compostos sofrem alteração a cada mês, sendo popularmente conhecido como “juros sobre juros”;
  • Juros moratórios: está relacionado com o atraso de pagamento. Desta maneira, quanto mais demorar para pagar a dívida, maior será o juros;
  • Juros reais: não leva em consideração a correção monetária e nem a inflação;
  • Juros nominais: é levado em consideração a correção monetária e a inflação, trazendo a representação de rendimento de forma bruta;
  • Juros rotativos: funciona como os juros compostos, mas é aplicado especialmente em cobranças de cartões de crédito e cheque especial.

Conhecer com qual tipo de taxa de juros você está lidando é fundamental para calcular tudo que você precisa de forma consciente, visando sempre o ganho do seu negócio.

Para que serve a taxa de juros?

A taxa de juros serve para que o empréstimo de um dinheiro seja remunerado. Mas além de serem aplicadas nos empréstimos, essas taxas também estão presentes em várias outras situações financeiras, como parcelamento, cartão de crédito, investimentos e cheque especial. Para cada uma dessas situações, será utilizado um tipo de taxa de juros diferente.

Como isso pode afetar seus negócios?

Taxas de juros altas vão afetar diretamente seu negócio. Isso porque, na alta da taxa de juros, o endividamento fica mais alto e é comum que aconteça uma redução no consumo. Quando o consumo diminui, as suas vendas e faturamento também irão sofrer uma queda. 

Uma taxa de juros baixa, por sua vez, irá permitir que as pessoas possuam um maior acesso a empréstimos, créditos e financiamentos, o que consequentemente irá aumentar o poder de compra das mesmas.

Portanto, entender como a taxa de juros pode ser um influenciador direto nos seus ganhos pode acabar te livrando de possíveis perrengues!

Qual é a taxa de juros ao mês e ao ano?

Quando pensamos em taxa de juros ao mês e ao ano, é normal que haja uma certa confusão e que as pessoas achem que simplesmente basta somar as taxas ao mês para se obter a taxa anual, mas não é assim que funciona em todas as taxas de juros. 

Nos juros simples, como a incidência ocorre apenas a cada mês, é possível somar as taxas de juros ao mês para obter a anual. Mas quando estamos lidando com os juros compostos, as coisas mudam, visto que nesse tipo de juros a incidência ocorre a cada mês em relação ao valor dos juros do mês anterior. 

Neste caso, será preciso fazer um cálculo maior para a obtenção da taxa de juros anual. Algumas calculadoras de taxas online podem ajudar a fazer esse cálculo, mas antes é preciso entender o funcionamento das diferentes taxas de juros.

Assim, estudar e entender como funciona a taxa de juros será um fator decisivo para o sucesso do seu negócio! É preciso ficar atento ao crescimento ou diminuição dela e se preparar para lidar com as diferentes situações impostas por esses eventos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.