O que são os títulos públicos?

1

O investimento em títulos públicos é algo que desperta o interesse de muitos brasileiros. Isso porque essa modalidade de investimento possui riscos baixíssimos e uma boa rentabilidade. Por isso, esse investimento é considerado, hoje, o mais seguro a ser feito, sobretudo para os iniciantes, já que pode servir como porta de entrada para o mundo dos investimentos. 

Quer entender melhor como eles funcionam? Então, leia até o fim para descobrir o que é, para que serve, e conhecer os tipos de títulos públicos e como investir neles. Confira! 

O que são títulos públicos?

Conteúdo

O nome já diz muita coisa, são títulos de dívida emitidos apenas pelo governo federal, através do tesouro direto, programa criado pelo tesouro nacional e pela bolsa brasileira, no ano de 2002. A criação desse programa tem como objetivo arrecadar dinheiro para os cofres públicos. 

O que são títulos públicos?
O que são títulos públicos. Fonte/Reprodução: original.

Mas de onde vem o dinheiro arrecadado? Das pessoas que compram um título público como forma de investimento. Portanto, podemos dizer que o investimento em títulos públicos são como empréstimos, nos quais você empresta dinheiro para o governo, que o devolve com juros e correção. 

Para que servem os títulos públicos?

Os títulos públicos servem para o governo conseguir mais recursos, que podem ser usados para cumprir suas responsabilidades básicas ou realizar outros objetivos que estejam de acordo com a lei. 

Digamos que o país passe por um tipo de crise em que o governo arrecada menos impostos, ou precisa aprovar uso de valores além do orçamento previsto. Nessa situação, o governo precisa encontrar novas formas de arrecadar dinheiro para cumprir suas responsabilidades. 

O governo realiza a emissão dos títulos e arrecada dinheiro para arcar com as despesas. Além disso, o dinheiro também pode servir para fazer investimentos nas áreas da saúde, infraestrutura e educação. 

Quais são os títulos públicos?

Os títulos públicos são divididos em três categorias, vamos conhecer mais sobre cada uma delas: 

  • Título prefixado: É possível saber quanto ganhará com os juros já no momento que fizer a aquisição. Esse é o tipo de investimento ideal para aqueles que querem investir em algo seguro e com lucro garantido. 
  • Título Pós-Fixado: Esse título é de renda variável e os seus juros variam de acordo com a taxa Selic, a principal taxa de juros do Brasil. O ideal é fazer esse tipo de investimento em épocas de alta da taxa Selic. 
  • Título Híbrido: Possui uma parte da rentabilidade fixada no momento que é realizada a aplicação e outra parte que varia de acordo com o IPCA, ou seja, a inflação. Ideal para quem quer fazer um investimento a longo prazo com boa rentabilidade. 

Antes de fazer um investimento em um dos títulos públicos, analise cada um deles e escolha aquele que combine melhor com o seu perfil de investidor e que irá te ajudar a atingir os seus objetivos. 

Como investir no tesouro direto?

Com a tecnologia, investir nos tesouros diretos se tornou fácil. É possível fazer isso através do próprio site do tesouro, ou por meio de uma corretora. Veja quais passos seguir para investir no tesouro direto: 

  1. Se cadastre em uma corretora: Pesquise e escolha uma corretora de confiança. Após isso, faça um cadastro, insira os dados que lhe serão solicitados;
  2. Deposite o dinheiro: As corretoras lhe oferecem várias formas de pagamento. Selecione uma delas e faça o pagamento; 
  3. Escolha em qual título vai investir: De acordo com o seu perfil de investidor, escolha qual título público trará mais vantagens para você; 
  4. Faça a compra: Por fim, é só finalizar a compra do título que você escolheu. 

Portanto, estude com cuidado cada um dos tipos de títulos públicos e realize o seu investimento. Dessa forma, você fará um investimento seguro, que lhe trará uma boa rentabilidade. 

1 comentário
  1. […] grupo foi responsável por alguns dos episódios mais importantes da história política brasileira, como a invasão do quartel do II Exército em São Paulo, em 1972, considerada uma das maiores […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.