Bullion: como funciona?

0

Bullion é um termo muito utilizado entre os negociantes do mercado de capitais, principalmente na área de venda e mineração de metais preciosos, que possui uma quantidade muito grande de investidores ao redor do mundo.

Mas o que é Bullion, o que esse termo significa e para que ele serve? Neste artigo, iremos falar mais sobre isso e responderemos a estas dúvidas. Boa leitura!

O que são Bullion?

Conteúdo

Bullion é um termo de origem inglesa utilizado para designar barras de ouro e diversos outros tipos de metais preciosos, como a prata. Mas, para que um metal precioso seja considerado Bullion, é necessário que ele tenha pelo menos um grau de pureza de 99,5%.

O que são Bullion
Fonte/Reprodução: original

Por serem considerados materiais muito raros, o ouro e a prata são metais preciosos muito utilizados pelos investidores e instituições que desejam preservar valores altos para grandes imprevistos, como períodos de inflação muito alta e queda da Bolsa de Valores.

Como funciona bullion?

Por ser um tipo de metal muito raro de ser encontrado na natureza, os metais preciosos são muito valiosos. Além disso, esse tipo de metal é considerado um ótimo condutor de energia, tudo isso torna o Bullion uma aplicação perfeita para os investidores, que costumam utilizá-las como uma garantia mais segura de proteger seus patrimônios e investimentos.

Por isso, a maioria dos bancos ao redor do mundo utilizam as barras de ouro como reserva financeira, já que elas costumam ser ativos muito estáveis. Isso os deixa protegidos de grandes quedas na Bolsa de Valores e do aumento da inflação.

Quais as vantagens de investimentos?

Investir em Bullion é uma ótima opção, eles possibilitam que os ativos econômicos de seus investidores se mantenham protegidos da oscilação do mercado e da inflação. Devido a isso, é um dos ativos mais presentes na realização de hedge em carteiras de investimentos.

A sua grande estabilidade de preço torna o Bullion um ativo de grande aceitação mundial e com ótimos resultados a longo prazo.

Essa estabilidade de um Bullet é causada principalmente pelo fato de que as pedras preciosas são consideradas os ativos de investimentos mais antigos que se tem notícia, já que a mineração de metais preciosos é muito difícil e exige muito investimento. Por isso, o valor intrínseco delas se torna muito alto.

Como investir?

O preço do Bullion é muito influenciado pela lei de oferta e demanda e pela natureza das barras e dos lingotes. Nesse mercado de metais preciosos, existe o Over The Counter (OTC), um mercado que funciona 24h por dia e negocia grandes quantias de Bullion.

O Over The Counter tem esse nome como referência à época em que as negociações de ativos financeiros eram efetuadas em balcões de corretoras, por isso, elas não representavam as rigorosas normas que eram estabelecidas pela Bolsa de Valores.

Entre os principais negociantes que atuam no mercado financeiro de Bullion, podemos citar os:

  • Bancos;
  • Joalheiros;
  • Operadores de cofres;
  • Sociedades de investimento;
  • Outros.

Os bancos que mais atuam no setor de Over The Counter são o Citibank, BNP Paribas, Goldman Sachs, Merrill Lynch, Morgan Stanley e HSBC.

Levando tudo isso em conta, chegamos a conclusão de que o maior objetivo dos investidores que investem em Bullion é se beneficiar da estabilidade do metal, garantindo assim que seus valores fiquem preservados de grandes quedas no mercado.

Conseguiu entender o que é um Bullion? Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto ou deseje deixar sua opinião, fique à vontade para escrever um comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.