Kit Brasil: O que é e qual sua história?

0

O Kit Brasil é uma forma de entender o mercado financeiro brasileiro e também de investir nos principais ativos do momento. O conceito de Kit Brasil reúne os principais investimentos em um mesmo grupo, formando quase que uma carteira de investimentos, mas ainda assim mais rudimentar.

Essa fórmula era para muitos investidores um ótimo modo de se orientar no mercado, já que cobre algumas desvantagens de determinados investimentos. Servia também como indicativo de bons ativos, já que o Kit Brasil é feito com as opções de investimento mais em alta do mercado brasileiro. 

Se você quer entender mais sobre o conceito, como se formou e funciona, continue em nosso artigo e saiba tudo sobre o Kit Brasil! 

O que é o Kit Brasil?

Conteúdo

O Kit Brasil é uma forma de investir que conta com basicamente 3 indicativos poderosos a respeito da situação financeira do país. Esses indicativos são: 

  • Alta da bolsa, por meio de compras de ações;
  • Queda do dólar, por meio da compra e venda do dólar;
  • Queda do juros, compra de títulos com juros pré-fixados que valorizam com a queda. 

Em seus tempos áureos, o Kit Brasil era um dos índices econômicos mais confiáveis do mercado, utilizado por diversos investidores como uma espécie de reflexo do mercado. 

Como funciona o Kit Brasil?

Embora o pacote do Kit Brasil possa ser por si só um tipo de investimento, ele tem diversas outras funções. Uma das principais é servir como termômetro e demonstrar uma tendência de todo o mercado financeiro. 

Como funciona o Kit Brasil?
Fonte/Reprodução: original.

Por se pautar em itens relevantes para todo o universo de ativos brasileiros, o Kit Brasil mostra as tendências mais poderosas de todo o mercado e serve como um mapa do que pode acontecer com todos os investimentos do país. Ou pelo menos servia quando esses índices eram mais confiáveis. 

Por que ele não é mais usado?

A crise de 2008 que se iniciou nos Estados Unidos praticamente acabou com toda a metodologia do Kit Brasil. Quando a crise estourou mesmo com a solidez do pacote de ativos praticamente todo investidor acabou retirando seu dinheiro dos seus investimentos. 

Assim o dólar subiu, as taxas de juros seguiram o mesmo caminho e as ações caíram vertiginosamente. Isso significou quase que o fim completo do Kit Brasil. 

Claro, hoje muitos consideram a crise como algo superado, acontece que o mercado financeiro nunca mais foi o mesmo e tudo indica que irá demorar anos para que o mercado possa se recuperar de modo completo. 

Os rebotes da crise de 2008 continuam presentes, e desde que estourou fez todos os índices do Kit Brasil deixarem de funcionar. Mesmo o Brasil que na época não foi um dos países mais atingidos, ainda sofreu o suficiente para esta modalidade de investimento ser deixada de lado para sempre.  

Algo influenciou negativamente?

Sem dúvidas, a crise de 2008 foi o que mais influenciou negativamente no Kit Brasil. Há ainda outras práticas econômicas internas, da nossa política e dos nossos governos que também não ajudaram em nada em manter o Kit Brasil funcionando. 

Hoje o Kit Brasil ainda pode ser utilizado como um termômetro do mercado, mas não como um ativo financeiro seguro e rentável. Seus índices ainda são espelho de algumas tendências do mundo financeiro, mas muito longe do valor de confiabilidade que tinham antes. 

Por sorte, os novos investidores que chegaram ao mercado tem novas formas de investir e cada vez mais soluções interessantes de investimento chegam até nós. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.